Casas do Rio Tora

Casa do Lagareiro

Casa do Lagareiro

Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (RBTGX)

Arcos de Valdevez, um concelho que integra a RBTGX

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (RBTGX) foi declarada em 27 de Maio de 2009, pela UNESCO, e está localizada na Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha) e na Regiâo Norte de Portugal. Abrange uma área total de 267.958 ha. distribuidos por duas áreas protegidas, divididas por uma fronteira mas unidas pelo continuo natural e pela cultura.

Sendo Reserva da Biosfera Transfronteiriça há todo um esforço comum entre as entidades dos dois países na definição de metas e de prioridades de ação, o que contribui para consolidar a imagem do Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés (PTGX). Criado em 1997, o PTGX é constituído pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e pelo Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés, formando uma unidade natural de elevada biodiversidade.

Mais do que uma designação, a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés pretende ser o reconhecimento da necessidade de um esforço comum e coordenado de salvaguarda dos valores de flora, fauna e paisagem que as duas áreas protegidas partilham, promovendo o desenvolvimento económico sustentável, a participação ativa dos agentes sociais do território e uma relação equilibrada entre as populações e a Natureza.

Quer a Quinta da Toural, quer a Quinta de Padreiro ficam localizadas no concelho de Arcos de Valdevez, integrando dessa forma a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, e todas as preocupação com a salvaguarda da natureza e da biodiversidade implícitas.

Venha então até a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, venha até Arcos de Valdevez, onde Portugal se fez,

visite-nos

CONTACT

Casas do Rio Tora

+351 966 569 105

+351 966 729 793

email